23/01/2014

CARTA ABERTA A UM DUX


Dux:

Ando aqui com esta merda entalada há já algum tempo. A ouvir as diferentes versões, a pensar nas dúvidas e a pôr-me no lugar das pessoas. Tento pôr-me no lugar dos pais dos teus colegas que morreram. Mas não quero. É um lugar que não quero nem imaginar. É um lugar que imagino ser escuro e vazio. Um vazio que nunca mais será preenchido. Nunca mais, Dux. Sabes o que é isso? Sabes o que é "nunca mais"?

A história que te recusas a contar cheira cada vez mais a merda, Dux. Primeiro não falavas porque estavas traumatizado e em choque por perderes os teus colegas. Até acredito que estivesses. Agora parece que tens amnésia selectiva. É uma amnésia conveniente, Dux. Se calhar não sabias. Ou então andas a ver se isto passa. Mas isto não é uma simples dor de cabeça, Dux. Isto não vai lá com o tempo nem com uma aspirina. Já passou mais de 1 mês. Continuas calado. Mas os pais dos teus colegas têm todo o tempo do mundo para saber a verdade, Dux. E vão esperar e lutar e espremer e gritar até saberem. Porque tu não tens filhos, Dux. Não sabes do que um pai ou uma mãe é capaz de fazer por um filho. Até onde são capazes de ir. Até quando são capazes de esperar.

Vocês, Dux... Vocês e os vossos ridículos pactos de silêncio. Vocês e as vossas praxes da treta. Vocês e a mania que são uns mauzões. Que preparam as pessoas para a vida e para a realidade à base da humilhação, da violência e da tirania. Vou te ensinar uma coisa, Dux. Que se calhar já vai tarde. Mas o que prepara as pessoas para a vida é o amor, a fraternidade, a solidariedade e o civismo. O respeito. A dignidade humana e a auto-estima. Isso é que prepara as pessoas para a vida, Dux. Não é a destruí-las, Dux. É ao contrário. É a reforçá-las.

Transtorna-me saber que 6 colegas teus morreram, Dux. Também te deve transtornar a ti. Acredito. Mas devias ter pensado nisso antes. Tu que és o manda-chuva, e eles também, que possivelmente se deixaram ir na conversa. Tinham idade para saber mais. Meco à noite, no inverno, na maior ondulação dos últimos anos, com alerta vermelho para a costa portuguesa? Achavam mesmo que era sítio para se brincar às praxes, Dux? Ou para preparar as pessoas para a vida? Vocês são navy seals, Dux? Estavam a preparar-se para alguma missão na Síria? Enfim. Agora sê homenzinho, Dux. E fala. Vá. És tão dux para umas coisas e agora encolhes-te como um rato. Sabes o que significa dux, Dux? Significa líder em latim. Foste um líder, Dux, foste? Líderes não humilham colegas. Líderes não "empurram" colegas para a morte. Líderes lideram por exemplo. Dão o peito e a cara pelos colegas. Isso é um líder, Dux.

Não sei o que isto vai dar, Dux. Não sei até que ponto vai a tua responsabilidade nesta história toda. Mas a forma como a justiça actua neste país pequenino não faz vislumbrar grande justiça. És capaz de te safar de qualquer responsabilidade, qualquer que ela seja. Espero enganar-me. Vamos ver. O que eu sei é que os pais que perderam os filhos precisam de saber o que aconteceu. Precisam mesmo, Dux. É um direito que eles têm. É uma vontade que eles precisam. Negá-los disso, para mim já é um crime, Dux. Um crime contra a humanidade. Uma violação dos direitos humanos fundamentais. Só por isso Dux, já devias ser responsabilizado. É tortura, Dux. E a tortura é crime.

Sabes, quero me lembrar de ti para o resto da vida, Dux. Sabes porquê? Porque não quero que o meu filho cresça e se torne num dux. Quero que ele seja o oposto de ti. Quero que ele seja um líder e não um dux. Consegues pereceber o que digo, Dux? Quero que ele respeite todos e todas. Que ele lidere por exemplo. Que ele não humilhe ninguém. Que seja responsável. Que se chegue à frente sempre que tenha que assumir responsabilidades. Que seja corajoso e não um rato nem um cobardezinho. Que seja prudente e inteligente. E quero me lembrar também dos teus colegas que morreram. Porque não quero que o meu filho se deixe "mandar" e humilhar por duxezinhos como tu. Não quero que ele se acobarde nem se encolha perante nenhum duxezinho. Quero que ele saiba dizer "não" quando "não" é a resposta certa. Quando "não" pode salvar a sua dignidade, o seu orgulho ou até a sua vida. Quero que ele saiba dizer "basta" de cabeça erguida e peito cheio perante um duxezinho, um patrãozinho, um governozinho ou qualquer tirano mandão e inseguro que lhe apareça à frente. É isso que eu quero, Dux. Quem o vai preparar para a vida sou eu e a mãe dele, Dux. Não é nenhum dux nem nehuma comissão de praxes. Sabes porquê, Dux? Porque eu não quero um dia estar à espera de respostas de um cobarde com amnésia selectiva. Não quero nunca sentir o vazio dos pais dos teus colegas. Porque quero abraçar o meu filho todos os dias da minha vida até eu morrer, Dux. Percebeste? Até EU morrer. EU, Dux. Não ele.

48 comentários:

  1. Nem mais nem menos... partilhada em: http://ele-ha-cada-uma.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  2. Eu soube dizer não e nunca lidei muito bem com essas coisas de praxes e rituais académicos. Dizem-me que perdi os meus anos de faculdade por não participar dessa vida liderada por duches, eu acho que só ganhei e cada vez tenho mais a certeza!!!
    Vou partilhar.

    ResponderEliminar
  3. obrigada pela partilha destes pensamentos, onde não retiro nem acrescento um ponto sequer!

    ResponderEliminar
  4. 5 estrelas, só um reparo que empregou o termo dux em maísculas e esta personagem não merece!!!

    ResponderEliminar
  5. Dos textos mais verdadeiros que li nos últimos tempos...este rapazola tem que ser responsabilizado.

    ResponderEliminar
  6. Clap! Clap! Clap!

    Nem mais um ponto nem mais uma vírgula!
    Obrigada pela partilha do texto, das ideias, dos sentimentos!

    ResponderEliminar
  7. Chama-se João e antes de ser Dux é uma pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os outros, não eram pessoas nem tinham nome? Também Pilatos disse «Lavo daí as minhas mãos...»!!!!
      Nenhum era seu filho, só pode...

      Eliminar
    2. é uma pessoa sem noçao, mas e uma pessoa

      Eliminar
    3. Não. É apenas um dux. Simboliza-os a todos e bem. Pessoa é outra coisa. É bem mais que esta merdinha.

      Eliminar
    4. É um cobarde

      Eliminar
    5. dux=a cobarde e egoísta
      o texto está fantástico

      Eliminar
    6. Simboliza-os a todos como assim? Quem são esses todos? Aos que estavam lá na praia?

      Eliminar
  8. Subscrito, na íntegra.
    Magnifico texto. Obrigada.

    ResponderEliminar
  9. Uma pessoa que não sabe que tudo têm limites!!!
    As outras 6 que morreram também eram pessoas, antes dessas estúpidas praxes, liderada pelo dux João!!!

    ResponderEliminar
  10. Bem escrito. Mas, a história do homem está recheada de acontecimentos que são aquilo que a opinião pública quer que seja.
    Até ouvir o desfecho, não apontarei o dedo a ninguém.
    Será o autor deste desabafo uma pessoa melhor por apontar o dedo ao tal Dux??
    Fica a questão!

    ResponderEliminar
  11. Ridículo, ridículo, ridículo...
    Tudo o que se sabe, é através dos jornais, revistas etc... Até ser verdade vai uma grande distância...
    Depois quem é você para julgar outro ser humano?
    E aqueles 6 jovens, já tinham idade para saberem o que fazer!
    E acho muito estranho, serem veteranos, irem ser praxados !
    Agora que sirva de exemplo para muitos...
    E ninguém, ninguém sabe a dor que passa nos pais daqueles 6 jovens, e também do Dux.
    Que um dia não pague pela língua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um dux pode praxar quem quiser, desde veteranos a caloiros, daí ser dux

      Eliminar
    2. Se eram estudantes universitários, não eram menores. Se eram veteranos já ainda mais velhos eram. Se não eram menores, nem perto disso, ninguém os pode obrigar a fazer nada.
      É triste uma morte, várias ainda mais triste é, mas não vamos deixar que mágoas ceguem as pessoas.
      Se eles lá estavam é porque lá queriam estar.

      Eliminar
  12. A história é dos jornais? Tivesse este dux alguma fibra que fosse no corpo e das primeiras coisas que devia fazer era ir falar com os pais dos jovens que têm os filhos já enterrados e explicar-lhes o que se passou. Não estou a falar da comunicação social, estou a falar de familiares dos jovens!

    ResponderEliminar
  13. Sou pai e nem sequer quero imaginar a dor daqueles pais/avós que perderam os seus queridos filhos. O seu texto expressa o sentimento de todos os que tem filhos e que os amam verdadeiramente. Bem haja.

    ResponderEliminar
  14. Uma coisa é poder revoltar-se contra esta pessoa o que é totalmente legítimo. Outra é começar a disparatar sobre praxe e tratar a todos como a mesma merda. No futebol há muitos adeptos deficientes e isso não faz com que todos os adeptos de futebol sejam deficientes.
    Não proíba os seus filhos de irem à praxe, deixe-os experimentar e ter uma opinião formada por eles e não formada por notícias. Se eles não gostarem não vão lá mais. Se gostarem podem continuar lá.
    Eu fui praxado e agora sou praxante, e sou o primeiro a admitir que tive sorte com a praxe onde estou porque conheço imensas praxes que ao final do primeiro dia tinha vindo logo embora. Os seus filhos podem ter a sorte de estar numa praxe onde vão cantar, rebolar, rir, fazer imensas brincadeiras e jogos, fazer amigos para o resto da vida. Não esteja a generalizar só porque a comunicação social consegue distorcer a realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a praxe de um filho passar pelo risco da sua própria vida... que se f.... as praxes...

      Eliminar
  15. Agora que o caso está em segredo de justiça é que ele não vai dizer nada tão cedo a mais ninguém que não o seu advogado e a quem o interrogar. Mesmo que o queira (que infelizmente não me parece que seja o caso) não o pode fazer. Por isso ainda vamos ter muito que esperar (pais inclusive) até se saber o que o rapaz tem a dizer. Agora não vale a pena especular e apontar o dedo até haver alguma prova concreta sobre o que aconteceu, e quando provas houver vai ser a justiça que vai julgar quem tiver de ser julgado, não eu. E infelizmente acho que quanto mais especulação publica e mediatismo o caso tiver mais lenta vai ser a justiça a descobrir o que se passou e a agir. Espero que a verdade seja descoberta, seja ela qual for, e que as pessoas a aceitem quer vá a favor ou contra o que neste momento muito se especula, porque mais importante que os nossos egos e convicções, é a verdade.

    ResponderEliminar
  16. Tenho duas filhas (uma universitária), nem imagino e nem quero imaginar a dor destes pais. Mas também não queria estar no lugar dos pais do Dux (embora não seja comparável o sofrimento)!!
    Gostei muito do teu post e roubei para o meu blog.
    Ana

    ResponderEliminar
  17. Tanto quanto sei esses 6jovens esravamca ser preparados par serm praxantes....cuidado c os
    julgamentos!!!!

    ResponderEliminar
  18. Então mas vamos la a ver uma coisa: os outros foram obrigados? Se o Obama (considerado líder para muitos milhões de pessoas) vier à TV dizer "Atirem-se ao poço mais fundo que encontrarem", quem é responsabilizado pelas pessoas que efetivamente vão na conversa e se atiram ao poço? Tinham todos mais de 18 anos. Quero também aproveitar a oportunidade e deixar os meus profundos sentimentos às famílias que perderam os jovens. Apesar de não concordar com a responsabilização do sobrevivente, não deixa de ser um acontecimento triste e lamentável para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse argumento é falacioso... Também aquele canibal alemão colocou um anúncio na net a recrutar um pobre coitado para ser comido e conseguiu arranjar alguém que de sua livre vontade se sujeitou. O alemão está na prisão agora. Outro exemplo é o da burla, onde as pessoas entregam de livre vontade dinheiro a terceiros. Não deixa de ser crime. Ninguém se deve curvar a ninguém e isto no fundo não passam de putos imberbes com a mania das grandezas.

      Eliminar
    2. O caso do canibal alemão, não tem nada em comum com este caso. Colocar um anúncio para poder presenciar/assistir/participar na morte de um ser Humano, é crime. Daí estar preso. Se tivesse colocado um anúncio para dar uma dentada apenas, nada lhe aconteceria. Nem considerado crime público seria.

      Faz-me muito mais sentido o exemplo dado acima do poço.

      Eliminar
  19. Não entendo como é que consegue escrever este texto com esta forma e conteúdo sabendo que o caso nem sequer esta resolvido e com informações que nem sequer estão confirmadas. O seu "magnifico" texto acaba por ser uma descrição baseada em especulações, informações não confirmadas que são diariamente publicadas pela comunicação social e por factos que ainda estão por apurar.
    Numa coisa o sr autor tem razão, os pais desses jovens é que sofrem pois ainda não sabem o veredicto daquela noite, mas não creio que seja de todo correcto e oportuno colocar as coisas no prisma em que o senhor colocou, pois ninguem tem o direito de julgar ninguem sem ter argumentos válidos para isso.
    O jovem se tem culpa ou não, apenas se irá saber quando chegar o momento certo, e se tiver que seja responsabilizado por isso (apesar dos outros jovens serem maiores e vacinados para saberem o que fazem) que seja, agora, generalizar e identificar toda a pratica da tradição académica que se desenvolve nas diversas faculdades e todos os DUX's das faculdades como algo negativo não é de todo correcto. Se as pessoas não sabem, é melhor nem sequer falarem do que andarem a dizer certos factos que nem sequer têm cabimento. Leiam, vejam , Informem-se!! Porque nem tudo o que parece é, e é muito conveniente ir "atrás da maré" as pessoas hoje em dia so comentam e só vêm o que lhes interessa. Por isso é que depois fabricam textos deste tipo em que só vêm o lado mais mediático da situação.
    Este texto só demonstra como é que a opinião publica tão facilmente se modela com especulações criadas pela sociedade e pelos meios que nos rodeiam. Pior que isso, e mais triste ainda é ver como as pessoas, na sua total ignorância ainda concordam que textos destes sejam feitos sem qualquer respeito tanto pelos jovens que já partiram como pelo jovem que cá fica a assumir todas as culpas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plenamente de acordo com o seu comentário. Eram todos crescidos e não devemos "falar para o ar" de coisas que não podemos confirmar à partida, nem tomá-las como certas.

      Eliminar
  20. Ridiculo a pessoa que escreveu isto está a a dizer que uma pessoa caracteriza toda uma realidadeque é a praxe ! inuteis

    ResponderEliminar
  21. Subscrevo inteiramente este texto! Sou assumidamente anti-praxe, anti-dux, anti tudo o que humilhe, tire a dignidade e, em dramáticas circunstâncias a própria vida! Não acredito em amnésias de conveniência!!! Sejam pessoas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando disse anterior postador queria referir-me a "nuno silva", desculpe-me, Margarida.

      Eliminar
  22. Ao contrário do que diz o anterior "postador" eu acho que este texto está óptimo e dou os parabéns ao seu autor. As praxes deviam mesmo ser substituídas por recepção amigável e esclarecedora aos novos Alunos de qualquer instituição e deveria ser mesmo da iniciativa dos Alunos mais antigos.
    ("Post" propositadamente contra o novo "acordo" ortográfico)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas as praxes em algumas instituições são isso mesmo.. a sociedade é que só ver o que quer.. As pessoas não conhecem esse lado das praxes.. por isso é que esse negativismo se alastra. Porque as pessoas, não sabem, não conhecem e falam pelo diz que disse.!

      Eliminar
  23. Subscrevo na totalidade, se há coisa que a praxe ensina e forma é as pessoas a tomarem as ordens cegamente com os resultados trágicos como se vê. Ensine ao seu filho o valor da integridade e do respeito por ele próprio que ele nunca se irá curvar num ritual parolo de vassalagem a ninguém. Tudo de bom, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimo, Mas por acaso já se confirmou que aquilo era uma praxe? Acho que não.

      Eliminar
    2. E mesmo que fosse praxe. As pessoas eram maiores de idade, portanto são responsáveis pelos seus próprios atos. Apesar de ser, obviamente, um acontecimento muito triste e lamentável para todos. É sempre triste quando se perdem vidas humanas.

      Eliminar
  24. Aos defensores da praxe apenas coloco uma questão. Conhecem a sua origem? Porque se conhecessem saberiam que tiveram o seu início na discriminação das classes sociais mais elevadas aos primeiros membros do povo que se atreveram a alcançar o ensino universitário. Os filhinhos dos senhores doutores, habituados a destacar-se por berço e não por mérito, tudo inventaram para humilhar e derrubar quem ousava, apenas com o dom da inteligência, suplantá-los. Não sabiam pois não meninos? Pois então, à boa maneira da vossa geração, e já que ler livros requereria demasiado esforço, just google it. Bem haja o autor do texto, pois não julga um presumível inocente, apenas o incita, quantoba mim em vão, para deixar de ter pena de si mesmo e ter a humanidade de esclarecer quem sofre sobretudo por lhe ver vedado o acesso à verdade.

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Ora bem. Vamos lá esclarecer algumas coisas. Todas as opiniões são respeitadas aqui neste blog desde que feitas civilizadamente. Quanto ao meu post, é a minha opinião. E esta é a minha casa e dou a opinião que eu entender. Relativamente à minha opinião, ela mantém-se e não mudo uma única vírgula. Acho que o indivíduo em causa foi irresponsável enquanto Dux. Devia saber que o Meco à noite, no inverno, na maior ondulação do ano, com alerta vermelho na costa portuguesa, não é sítio para se brincar às praxes. A brincadeira saiu cara. Quanto aos que morreram, a mesma coisa. Faltou-lhes bom senso. Deviam também saber que ali não era sítio para alinharem numa praxe. Pagaram uma factura demasiado pesada por isso. Todos eles, vítimas e Dux eram maiores de idade. Deviam saber melhor. Foi exactamente isso que eu disse no post. Não o acusei de ter morto ninguém. Não acredito que ele quisesse a morte de alguém. E tal como disse no post, acredito que ele esteja transtornado. Mas mantenho aquilo que disse. Ele já devia ter dito algo. E não é aos media. É aos pais das vítimas. Eles merecem saber. Repito que é uma tortura ficarem sem saber nada até hoje. E isso para mim é irresponsabilidade. Ele tem de ser responsável o suficiente para se chegar à frente. Ou só é Dux para umas coisas e para outras já não é? Já passou mais de 1 mês. E quando me refiro ao Dux e duxezinhos e às praxes, entende-se bem que é às que visam humilhar e rebaixar. Andei na Lusófona. Licenciei-me lá. Fui praxado lá. E nunca ninguém me ouviu queixar das praxes pelas quais passei. Sinceramente, nunca me senti humilhado nem maltratado. Mas todos sabemos que não é sempre assim, não é. E no fim, quando digo que não quero esquecer quer do Dux quer das vítimas, é porque quero passar valores ao meu filho de modo a evitar que ele seja quer um quer outro. Porque não quero que o meu filho seja um Dux, nem passe o que o Dux está a passar, nem quero perder nunca o meu filho para uma puta de tragédia como esta. Quem me acusou de julgamento, manifestamente leu o post na diagonal ou então fez exactamente o que acusam os media de fazer: descontextualizar as minhas palavras e lerem só o que lhes interessa. Temos pena. E a partir de agora os comentários a este post estão fechados. Obrigado a todos e todas que comentaram e deram a sua preciosa opinião. Todas contam.

    ResponderEliminar