27/05/2015

DA PUBLICIDADE EM BLOGS {OU COMO COMECEI ESTE POST COM A PREPOSIÇÃO "DE" CONTRAÍDA COM O ARTIGO DEFINIDO FEMININO SINGULAR "A" NUMA DE REFLEXÃO PROFUNDA DE UM TEMA QUE ME VAI CUSTAR CARO MAS QUE QUERO LÁ SABER PORQUE ASSIM COMÁ ASSIM NÃO IRIA RECEBER NADA MESMO DAQUILO QUE GOSTAVA DE TER}


Hoje cruzei-me com um post de um gajo que dá pelo nome de Factos de Treino. Já devem ter ouvido falar dele. Aqui no meu blog, já lhe fiz uma referência ou duas. Hoje tocou num assunto no qual eu próprio já fui confontado. Patrocínios e publicidade nos blogs. Vê-se muita coisa por aí e há um bocadinho de tudo nesta selva de blogs. Mas os espécimes mais comuns são estes:

Bloggerus Papa-tuditus: para o Bloggerus Papa-tuditus tudo o que vier à rede é peixe. O Bloggerus Papa-tuditus inclui tudo na sua dieta. Consumidor ávido de todas as invenções patenteadas ou não, mesmo que não precisem de um alimentador automático de formigas-da-índia, venha lá disso que não se estraga.

Bloggerus Pedinchonaes: este espécime está sempre a fazer-se ao bife. Fazem choradinho, imploram, imolam-se, tudo vale para conseguir aquela bisnaga de Colgate Branqueadora. O chamamento para atrair colaborações assume várias formas. Não é raro vê-los a gritar em sofrimento por uma refeição à borliú no Mercado da Ribeira. Apesar de ser de uma espécie diferente, gostam de se misturar com os Bloggerus Papa-tuditus. Chegam a cruzar e a coabitar os mesmos espaços.

Bloggerus Publicidadaes Eunempensaris: estes são os ninjas dos bloggers. Espécie furtiva, fazem publicidade, mas parece que não fazem. Ou melhor, eles acham que parece que não fazem. O seu método é quase sempre de emboscada. Aliciam a presa para um post chamativo como quem-não-quer-a-coisa-mas-quer e quando menos se espera, pumba, estamos a encomendar comida do "sítio do costume", que diz que aquilo é do melhor.

Bloggerus Vipus Maspoucus: estes são os que gostam de fazer parecer que vivem dos blogs, mas na verdade bulem no duro como todos nós. Alguns chegam a ter a alta recomendação de um dos canais Fox, mas ao contrário dos bloggers mais transparentes, o Bloggerus Vipus Maspoucus faz de conta que foi convidado ou descoberto pelos scouts da Fox e lido pelos executivos da Fox. Quando o humilde fã lhe pergunta como fez para conseguir, não responde, com medo que se descubra que basta um email para a Fox (geral @fox.com) a solicitar, que passados uns tempos eles facultam o logotipo que diz "Blog recomendado pela Fox Life ou 24 Kitchen" para pormos todo bonito no nosso blog. You're welcome.

Bloggerus Naovounaconversatis: Esta espécie tem a mania que é única. Acha que o seu blog fala por si e não precisa cá de colaborações desiguais para garantir a sua sobrevivência. O Bloggerus Naovounaconversatis acha que se encontra num estado mais puro. Alimenta-se do seu ego e dos seus poucos mas fiéis seguidores. Na verdade cagou para o número de visualizações ou de "likes" no Facebook. A revista AARP (revista americana de reformados) que é a publicação com mais tiragem do mundo, é melhor que a Playboy? Ou que a National Geographic? Exato.


Eu? Bom, eu acho que sou um Bloggerus Naovounaconversatis. Eu cá já recebi convites para publicitar isto ou aquilo. Recusei sempre educadamente. Não tenho nada contra quem o faz. Nem tenho nada contra como o fazem. É a sua perrogativa. E também percebo muitas agências e marcas. Publicidade a troco de nada ou de quase nada é sempre um bom negócio para uma empresa que fatura milhões por mês. Mas nem toda a gente está virada para a promoção de um produto num blog a troco de meia-dúzia de fraldas ou de uma noite a beber gin à pala.

Não sou mais nem menos que os outros. Nem é o meu objetivo viver de produtos dados a troco de publicidade. Citando o Factos de Treino, "não sou a amante barata. Nem esta é a casa onde vêm dar uma fodinha, para depois irem gastar os seus salários milionários com a respeitável esposa".

Há gente a aplaudir e a dizer "f#$a-se és hardcore; não és um sell-out; continua assim". Há outros a dizerem "olha-me este com a mania que é incorruptível; tem a mania que é mais que os outros; querias era comer à pala e não consegues".

Eu digo isto: who fucking cares. Se anseiam por fins-de-semana de borla, se adoram dar a conhecer o novo papel higiénico com sabor a morango, ou se juram pela qualidade daquela refeição congelada de um hipermercado para terem mais um voucher de 2% de desconto nos douradinhos, força aí. E se acham que eu tenho a mania que sou fino porque não me apetece inventar um post sobre calamares e como eles mudaram a minha vida ou como aquela espuma de barbear deixa a minha cara como um rabinho de bebé apesar de eu só aparar a barba com máquina, é porque este blog não é para vocês.

Este blog é sobre a minha vida como pai e mais algumas coisas que vou metendo para aqui. O que não é de certeza é o Centro Comercial Balbúrdia. De modos que, Factos, estou contigo. Mas ao contrário do título do teu post, não pretendo que a minha vida dependa disto. É que é exatamente o contrário. Isto é que depende da minha vida. E essa meu amigo, não há preço que compre. This blog is not for sale.


Nota. Isto é válido para todos os produtos exceto:

  • Roupa e calçado da Vans
  • Motos da Deus Customs
  • Óculos de sol da Raen (os meus estão a ficar desgastados)
  • Viagens a Fiji, Tahiti e vá Patagónia. As viagens para Fiji e Tahiti podem ser com escala de 1 semana na Austrália que eu não me importo. Para 3.
  • Pranchas de surf do Ryan Lovelace
  • Skates da Stereo. Ou da Element
  • Fatos de surf da Vissla (tamanhos M e 4Y. O quê? Não fazem 4Y? Então passem a fazer)
  • Bilhetes para os X Games e para o Coachella 2016 (também quero ter fotos no instagram tiradas no Coachella que isto cá fotos no Alive tá muito visto)
  • 1 semana no Camp Woodward com o meu filho
  • Assinatura vitalícia da revista da Monster Children
  • A fotografia original da capa do London Calling dos Clash em tamanho de parede

38 comentários:

  1. Ai, meu Deus!!! Tããããããooooo bom!!!! Ahahahahhahahhah!!!

    ResponderEliminar
  2. Dá-lhes com os pés, é assim mesmo. Até porque tens 4, como se pode ver no header. Bumbas. (Agora a sério, tu estás a dizer-me que posso ter um logo da Fox a recomendar-me o pardieiro??!)

    ResponderEliminar
  3. :D A nota final é a melhor parte.

    ResponderEliminar
  4. ahahaha................ ADOREI as exceções......
    principalmente as motas Deus Customs (love it...............)

    ResponderEliminar
  5. Muito bom! Mas acho que te faltou uma categoria a dos Bloggerus Profisionalus, sei que em Portugal se contam pelos dedos mas existem. A menos que estejas a inclui-los nos
    Bloggerus Vipus Maspoucus nesse caso existem alguma exceções, alguns blogers falam das outras atividades que ajudam a pagar as contas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Língua Afiada. Mas foram, como disse no início do post, os mais comuns. O Bloggerus Profissionalus não é uma espécie ainda muito vista no nosso país. Mas sem dúvida, Língua.

      Eliminar
  6. Nada como a classificação dos bloggers. Achei lindo. Acho que devias explorar mais isso, que as categorias são mais que muitas. Só está difícil a auto-análise, estou aqui no dilema "onde é que encaixo melhor" =)

    ResponderEliminar
  7. "olha-me este com a mania que é incorruptível; tem a mania que é mais que os outros; querias era comer à pala e não consegues".

    Pfffffff!!!!! Os skaters têm todos umas manias!!!
    Só por causa das merdas, desafio-te para um duelo de skate ao anoitecer. Num local plano, sem qualquer inclinação e com pouco mais de 10metros (que eu depois fico cansado) :-).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. num local plano, sem qualquer inclinação, com pouco mais de 10 metros? deixa lá isso, que ainda te matas. :)

      Eliminar
    2. 10 metros de comprimento! Não me digas que achaste que poderia ser de inclinação!?? Tsss... tssss...

      Se bem que agora estou naquele estágio "surfista de areia" mas na versão skate. Levo o skate comigo para o jardim, passeio-me sempre com aquele ar triste de quem acha que o dia "hoje não está bom" mas deixo no ar aquela aura misteriosa de quem está só à espera de um "dia grande".

      ESTA MERDA DE PROVAR QUE NÃO SOU UM ROBOT É TÃO IRRITANTE!!!!

      Eliminar
    3. percebi exatamente o que disseste. local plano, sem inclinação e 10 metros de comprimento. mantenho o que disse. deixa lá isso que ainda te matas. hahahaha ;)

      Eliminar
  8. Agora a sério e sem rodeios. Não quero ser a amante barata... mas curtia ser a cara.
    E nem precisava de ser num cenário ideal como o que descreves na lista final... isso sim, seria a maravilha das maravilhas (e nem precisava de trocar muita coisa porque também gostava de ficar com as tuas :-) ).

    Mas acredita que quando ouço aqui os vizinhos do lado a dizer quanto é que pagam à 1ªliga do blogs para escrever umas merdas... fuck... fico a pensar nas despesas lá de casa e no quão espectacular seria ter umas AJUDONAS dessas.

    Imagina que - à pála da estupidez que vou debitando no meu pardieiro, à pála de uma coisa que tanto gozo me dá - passava a ter um extra que pagava o colégio dos putos... ou umas férias com os miúdos "e a patroa" num sítio todo fixe... ou outras merdas que valessem a pena!?? Epááá... não me lixem. Caia que nem ginjas.

    Caguei para o novo papel higiénico com sabor a morango e para o voucher de 2% de desconto nos douradinhos. Mas não caguei para o fds não sei onde... Sim, que isto das putéfias finas também a levam direita. Mais que eu.

    Abraço!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com o Factos ser a amante barata não, vendermo-nos por uns cremes ou uns cupões de desconto não vale a pena, mas se fosse para ganhar dinheiro que me pagasse umas férias na Tailândia aí já o caso muda de figura.
      Da tua lista mudava a marca de roupa e calçado e também a dos óculos. As Motos da Deus Customs podiam vir eram o presente ideal para o marido, trocava as pranchas de surf e os skates por material de running e trail, a entrada no festival Coachella também podia vir. Mas o que dava mesmo mesmo jeito era um smartphone novo e já agora um carro, sim porque se pedimos motas também podemos pedir carros 
      Agora fora de brincadeiras viver de um blog e da sua notoriedade deve ser cena fixe. Mas para mim seria difícil, tenho muitas falhas de inspiração.

      Eliminar
    2. é verdade o que dizes. também vejo por aí blogs a receberem do grosso e que não dão uma para a caixa. textos de merda, fotos de merda, raciocínio curto. mas a verdade é que apelam a muita gente. e muita gente significa publicidade. é assim a vida. é a mesma razão que revistas de merda que vivem de rumores e de fotos desfocadas vendem a pontapé e depois tens outras com uma qualidade irrepreensível que não vendem merda nenhuma em comparação e que às vezes até vão à falência. queres ganhar dinheiro com o blog? cria outro paralelo que só sirva para isso. escreve o que as pessoas querem ler. conhece as pessoas certas. Nesse caso nem precisas de mais nada. o mundo dos blogs em portugal não é diferente do mundo real em portugal. se já reparaste, há alguns grupos mais ou menos fechados que se promovem e empurram uns aos outros. amizades, cunhas, influências, lobbying. chama-lhe o que quiseres, mas é assim em portugal. depois tens uns quantos blogs independentes, sem afiliações, como por exemplo o meu ou o teu e outros. escrevemos o que gostamos e queremos. quando queremos. temos gente que nos adora ler. fiéis leitores. mas não temos as dezenas de milhares de seguidores dos blogs "vips" por mais fracos que sejam. as empresas e as agências querem naturalmente é o maior retorno da publicidade. e aí conta quem tem mais seguidores e visualizações. mas isso tu já sabes. noutro país, um blog como o teu e com o teu conteúdo dava cartas e permitia-te viver disso. aqui, bom, aguentas-te como podes. talvez isso mude no futuro. talvez não. não sei. o que sei é que escrevo o que quero, quando quero. gostava de ter a lista que fiz. gostava. gostava de pagar o colégio do miúdo com aquilo que escrevo. gostava. mas não vou é escrever e fazer publicidade a coisas que não me interessam ou não fazem parte do meu lifestyle ou do meu dia-a-dia. e muito menos vou estar a trabalhar para empresas milionárias a troco de um voucher de desconto.

      abraço e boa sorte :)

      Eliminar
    3. (fiz um comentário anterior mas não percebi se ficou publicado)

      Pés no sofá,

      é exactamente aquilo que eu penso. Faço o meu blog à minha maneira, com gosto, mas sem demasiadas preocupações. Gosto de visitas mas não se pode agradar a todos e está tudo bem assim também. A vida é bela. Já recebi propostas publicitárias mas não fui por aí. Admito a possibilidade mas na prática não me vejo a publicitar nada que não me apeteça. Forte abraço.

      Eliminar
    4. nem mais Pulha Garcia, nem mais.

      Abraço

      Eliminar
    5. Já pensei em criar um blog só para ter leitores, mas depois dá-me sempre vontade de escrever só o que me apetece. E se às vezes até me dá para comentar vestidos de passadeiras vermelhas outras vezes apetece-me falar do estado do país e de outras coisas menos apelativas. Se já no liceu não me apetecia ler os livros do plano curricular, hoje não consigo escrever apenas sobre o que querem ler. Além disso, mesmo que fizesse esse esforço a verdade é seria difícil encontrar tempo no meio de tantas prioridades, que tal como o nome indica são coisas mais importantes.
      Obrigada e abraço.

      Eliminar
  9. Adorei este Post ;) Concordo tanto, principalmente nos blogues que abusam, que são tantas as janelas e pop-ups, que a vontade é logo de fechar a página. Viva os blogues limpinhos :)

    ResponderEliminar
  10. Agora ainda gosto mais deste blog! Há pessoas que trocariam os filhos por vouchers, não sei se o verbo está no tempo certo, será trocam??!

    Ainda assim ponho a questão:
    Que número calças? Tenho uns ténis novinhos da Vans que pai macaco quis comprar mas NUNCA usou, já tive para ir deixá-los na Cáritas ou coisa que o valha mas nunca calhou. Vá, só tens de vestir um fato de macaco, pendurar numa árvore e dizer que macaquito é o maior. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de adorar pendurar-me em árvores, a cáritas precisa mais deles do que eu. Mas obrigado na mesma. ;)

      Eliminar