05/02/2014

"I'M TOO COOL FOR THIS"


Parece que o facebook fez ontem 10 anos. E não sei se para marcar a data, mas deu a oportunidade a quem quisesse de ter acesso a um link que fazia um mini-filme dos últimos anos baseado em fotos, likes e mais não sei quê. Curioso que sou experimentei para ver o que saía. Sinceramente achei porreiro. Não propriamente o produto final , mas a ideia. E até achei (pouco) melhor que o do instagram que compilava as fotos com mais likes do ano. Ainda assim, eu faria um video bem melhor com as minhas fotos e com uma música à minha escolha. De resto como já fiz.
Mas a verdade é que nem toda a gente sabe fazer videos e nem toda a gente está virada para a criatividade. E por isso acho que o video foi útil e porreiro. Deu a oportunidade a qualquer pessoa ter uma breve compilação das suas fotos do facebook com um ar minimamente apelativo num formato de mini-video de alguns segundos. Além disso, acho que foi uma boa ideia de marketing, ao contrário de outras ideias de cáca que o facebook já teve. É verdade que o formato e a musiquinha é igual para toda a gente. E é óbvio que toda a gente iria experimentar (apesar de nem toda a gente admitir). Afinal é uma rede social com mais de 1000 milhões de utilizadores. E é natural que canse ver tantos "filmes iguais" no feed de notícias do utilizador. Mas é o facebook. Não é o behance nem o taxi. O que é que se estava à espera? A mim também me cansa a merda da picardia do futebol no facebook e que não traz nada de útil, mas enfim, é o facebook, portanto quem sou eu para esperar outra coisa. Tenho bom remédio. Não vejo e passo à frente. Como disse um amigo meu: "People... I will not watch your FB movie. I see the mini-series everyday". Portanto quem não quiser ver filmes de outras pessoas, é não ver e passar à frente. Agora deixem lá as pessoas que quiseram por um dia ter um mini-filme das suas fotos. Live and let live.

10 comentários:

  1. Estamos numa altura em que toda a gente quer (e pode) produzir e vender conteúdo. As pessoas já não querem ler e ver jornais e revistas, mas sim aparecer neles. O FB é o auge desta 'coisa' que se pode chamar de tendência, não sei. É muito engraçado observar o fenómeno e a rapidez com que acontece uma coisa destas no FB. TODA a gente gostou de ver o seu, mas rapidamente uma maioria se começou a insurgir para o facto de todos o terem e publicarem. Mas não é óbvio? E não é essa a ideia? Quando reparei nos comentários depreciativos por todo o lado, a ideia que me ocorreu foi: 'estás à demasiado tempo no FB, senão não ficavas tão cansada:D'. E viste o que eles fizeram para o 'humans of new york'? Achei genial e parece-me que está a haver uma abordagem nova do FB aos seus utilizadores, uma abordagem mais pessoal. Acho muito bem, será muito inteligente, do ponto de vista do marketing. fica o link: http://vimeo.com/85667490

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. haha, pensei o mesmo. e sim conheço e acompanho o trabalho do Brandon com o HNY há algum tempo. adoro. e sim vi o mini-doc do facebook sobre ele hoje mesmo. thanks :)

      Eliminar
  2. Ah, que inteligente eu sou!!

    Imagine-se que não estava a entender a razão dos filmes...afinal , é para festejar o décimo aniversário do facebook!

    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Ah, mas o filme vem acompanhado de música?!! Ainda não tinha dado conta! De qualquer modo, eu cá gostei, se não for assim não sei fazer filmes!

    ResponderEliminar
  4. Tiraste-me as palavras da boca! Quem se chateia é porque passa realmente muito tempo a ver o FB, senão nem dizia nada. E sinceramente já estou um bocadinho farta de velhos do Restelo!...

    ResponderEliminar
  5. haters will be haters. Não sou apologista de frases feitas, mas cai aqui que nem ginjas...

    ResponderEliminar
  6. Exactamente... e coitados daqueles que aparecem as fotos com as ex hahaha
    Mas enfim, o video é de boa intenção e foi uma iniciativa porreira :D

    Words-by-Ricci.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. engraçado o modo como expõe as suas ideias
    por acaso não fiz o filme e só vi um...
    é mesmo live and let live

    continue...
    like!

    ResponderEliminar