07/04/2014

UM HERÓI CONSEGUE QUALQUER COISA


Desde que comecei este blog, tenho tentado ser o mais honesto possível. Nos meus pontos de vista. Nas histórias que escrevo. Aquilo que sou como pai está aqui reflectido.

E apesar de receber grandes elogios à minha maneira de ser pai, a verdade é que estou longe de tomar sempre as decisões mais acertadas. Longe de ser o pai perfeito, se é que isso existe. Sou muitas vezes um bom exemlpo para o meu filho, mas sou outras tantas um modelo a evitar. Afinal de contas sou humano. Ao contrário do que o meu filho acredita. Tenho arestas a limar e mais não sei quê. Limitações.

Mas a verdade é que adoro o meu filho. À partida é o que se espera de um pai. Mas olho para ele não só como meu filho. Biologicamente falando. Olho também como uma pessoa que admiro. Que respeito. Com quem aprendo. Com quem partilho. Um amigo. Um melhor amigo. Olho para ele como um herói de carne e osso. Olho para ele como alguém que juramos ser capaz de mudar o mundo, como já disse uma vez. E não é no sentido que é isso que espero dele. Como os pais que esperam que os filhos sejam perfeitos e exigem deles o inexigível. Nada disso. É no sentido que é isso que acredito. Uma fé um pouco ingénua movida por uma admiração incondiconal. O amor que tenho por ele é o que modera essa fé. O que quero dizer é que eu enquanto pai acho que o meu filho é capaz de tudo. Mas não é por isso que vou exigir dele tudo.

O contrário também é mais ou menos verdade. Já percebi que para o meu filho de 3 anos eu sou capaz de tudo. Sou o herói de carne e osso. A pessoa capaz de mudar o mundo. De tal forma que uma das coisas que ele me diz com frequência é "pai, quero qualquer coisa". Juro. Ele diz-me isto assim. Quero qualquer coisa. Pronto. Acha que eu sou capaz de saber o que é qualquer coisa. E que sou capaz de lhe dar qualquer coisa quando ele quer. Eu pergunto-lhe o que é qualquer coisa. Ele responde simplesmente "qualquer coisa pai". Como quem diz, "vá, desenmerda-te. tu és o meu pai. eu sei que consegues".
Acha que eu tenho tantos poderes, que me pede para passar à frente os anúncios de TV quando quer continuar a ver um programa. Não é fácil explicar-lhe que não consigo. Que temos de esperar.
Acha que sou capaz de fazer parar a chuva para irmos para a rua andar de skate.
Que sou capaz de fazer andar o carro quando estamos presos no trânsito.
Mas aos poucos ele começa a perceber que também não pode exigir de mim tudo. Que sou humano. É assim a vida. As tais limitações. Arestas a limar. Seja como fôr, e apesar de conhecermos as limitações um do outro (eu mais as dele do que ele as minhas), continuamos a jurar que somos capazes de mudar o mundo. Continuamos a olhar um para o outro como heróis. Eu cá não tenho dúvidas. Sei porque já o vi a mudar o mundo. O meu.

10 comentários:

  1. Arminda Marques07/04/2014, 19:34:00

    Todos temos arestas a limar. A diferença é que tu reconheces isso e queres melhorar, queres aprender para transmitires valores ao teu filho. Isso não tem preço. Isso chama-se humildade, e é isso que faz a diferença entre os seres humanos.

    ResponderEliminar
  2. Por mais arestas e limitações que tenhas, para ele vais ser sempre o herói dele. Diria mesmo que serão eternamente o herói um do outro :)

    Andreia
    http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Todos erramos. Quantas vezes termino o dia e sei que fiz asneira com o puto. Com o meu menino grande.
    Detesto andar com pressa e colocar essa pressa, essa pressão em cima, por causa dos horários. E depois disto chateio-me com ele, porque ainda não comeu, ainda não se vestiu...
    É respirar fundo, e dar-lhes sentido civico e deixar os putos serem eles próprios.
    Haja vida e saúde!

    ResponderEliminar
  4. Sabes o que é admirável em ti? Esta tua capacidade de mostrares o amor que tens pelo teu filho. Não é preciso seres um pai perfeito, mas isso é que te faz o melhor do Mundo. *

    ResponderEliminar
  5. Assino por baixo. Obrigado pelo texto!

    ResponderEliminar
  6. Muito bom...é o grande amor dos pais...os filhos ;)

    ResponderEliminar
  7. Nao temos que ser pais perfeitos. Só temos que ser inteiros. E eles sabem isso e por isso até olham para os nossos defeitos com o mesmo olhar maroto que fariam se vissem um o super homem a entornar uma taça de cereais em cima do sofá. ;)

    ResponderEliminar