10/02/2014

UMA MULHER COM M GRANDE

A minha mãe {circa 1968}

Faz anos hoje. Nasceu em 1949. No ano em que Egas Moniz ganha o prémio nobel da medicina. Ano da criação da NATO. Ano em que a U.R.S.S. (era a antiga União Soviética meninos e meninas da nova geração) testa a sua primeira bomba atómica. Ano dos primeiros Emmys. Viveu a adolescência durante os loucos anos 60. E sobreviveu à primeira metade psicadélica de 70 e à segunda metade disco também. Um feito em si. Na metade psicadélica de 70 nasci eu. Não sei o que quererá dizer. Mas ainda bem que aconteceu. Veio da Argentina para Portugal para os EUA e de volta a Portugal. Na Argentina viveu e cresceu numa ilha. Ia de lancha para a escola. Estudou. Formou-se. Trabalhou. Sonhou. Lutou. Sobreviveu. Venceu. Do pai herdou a bondade infindável e o gosto por uma boa gargalhada. Da mãe herdou a sapiência e coolness típica de uma matriarca. Dela herdei o bom senso, a garra, a resiliência e a capacidade de amar e sonhar. Dela herdei o gosto pela fotografia. Dela herdei a minha primeira máquina. Uma velhinha Yashica que ainda hoje guardo. Com ela aprendi a admirar a força das mulheres. Com ela aprendi a gostar de Beatles, Anne Murray, Abba, The Carpenters, Neil Diamond. Comigo ela aprendeu a gostar de hard rock. Punk nem por isso. E continua a não morrer de amor pelas minhas tattoos. Mas não se pode ter tudo, né. Com ela aprendi muito. Só não aprendi a engolir comprimidos. Ainda hoje dissolvo os ben-u-rons na água. Continua com um sotaque espanhol que teima em desaparecer. Uma forma esquisita de pronunciar os S's. Liga-me sempre à hora das refeições. Almoço ou jantar. O que me irrita profundamente. Gosta de grandes conversas telefónicas. Logo comigo que odeio falar ao telefone e que uso o telefone como uma máquina de telegramas. Mas mesmo assim gosto dela. O meu filho adora-a. Cada vez que lhe pergunto se quer ir a casa da avó, é como se lhe oferecesse o mundo. É uma grande amiga. Uma grande mãe. Uma grande avó. É uma grande mulher. Ou melhor, uma mulher com M grande. Parabéns pelos teus anos de vida e e obrigado pelos que partilhaste comigo. Sei que as minhas irmãs sentem o mesmo. E os netos vão pelo mesmo caminho. Feliz cumple madresita.

10 comentários:

  1. Muitos parabéns à tua mãe!

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, é lindo ouvir estas palavras de um filho.

    ResponderEliminar
  3. Parabêns à mãe. É um orgulho ter um filho assim.

    ResponderEliminar
  4. Ontem também dediquei um pouco do meu dia à minha mãe. Ela é especial e merece ouvir isso todos os dias, e às vezes perdemo-nos um pouco em esquecimentos, mas ontem não foi o caso. Parabéns à tua mãe e um beijinho para ti*

    ResponderEliminar
  5. Que engraçado, a minha mãe também é argentina e também veio para Portugal e também ela reúne nela todas as qualidades que só uma verdadeira matriarca pode ter. Não há dúvida que a Argentina é uma óptima "produtora" de mães.
    Parabéns à sua mãe :)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns à mãe... precisamente mais nova do que eu um ano!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns a mãe. =)

    Um beijinho, Andreia ♡
    http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Gosto de ti . Gosto do que escreves.

    ResponderEliminar
  9. Um dia gostava que ela escrevesse assim de mim. Parabens pela mãe que tens e pelo filho que és

    ResponderEliminar