02/09/2014

AGORA A SÉRIO


O outro dia surgiu em conversa noutro blog a Catarina Furtado e o trabalho que ela desenvolve fora da TV.
Tenho a sorte de conhecer a Catarina Furtado e o trabalho dela já há bastantes anos. Trabalhei com ela em alguns projectos sobre população e desenvolvimento, igualdade de género e direitos humanos.
A Catarina que conheço é uma pessoa extraordinária. Cool, de uma sensibilidade, simpatia e disponibilidade incríveis. Reflecte-se no trabalho dela. É há já alguns anos embaixadora da boa-vontade da UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População). E hoje fundadora e presidente da Corações com Coroa, uma associação de apoio e intervenção social, sem fins lucrativos.

Pequena história. Lembro-me que quando o meu filho nasceu e estava ainda entubado nos cuidados intensivos da MAC, a Catarina foi a primeira a vê-lo (a seguir a mim e à mãe claro). Ela estava em visita à MAC para uma reportagem e encontrámo-nos lá por acaso. Já não nos víamos há alguns anos mas ela interrompeu a reportagem para me dar um abraço e entrou para ver o Santiago. Os repórteres na altura que a acompanhavam pediram para tirar uma fotografia dela connosco junto à incubadora. Mas sempre a pessoa sensível e sentindo a minha relutância, a Catarina simpaticamente pediu aos repórteres para respeitarem a nossa privacidade, que éramos amigos. Voltou a dar-nos um abraço sentido e disse-nos que ia correr tudo bem. É esta sensibilidade e simpatia que admiro tanto nela. Sensibilidade que está patente no trabalho que ela realiza junto das pessoas e das comunidades.

Se não conhecem o trabalho da associação Corações com Coroa, tirem um tempinho para conhecer. Se nunca ouviram falar na UNFPA, tirem um tempinho para saber o que é, e o que faz. Porque ainda morrem mulheres todos os dias por complicações do parto. Ainda há casamentos forçados e precoces. Meninas forçadas a casar. Meninas a sofrerem mutilação genital. Meninas forçadas a abandonar a escola. Já é tempo de mudar isto de uma vez por todas.

Como diz a Catarina "apoiar uma mulher é apoiar uma família, uma comunidade, um país".

Nota. obrigado à Alice Frade e à Catarina Furtado pelo trabalho que desenvolveram e desenvolvem. Foi sempre um prazer e honra trabalhar convosco. Aprendi e cresci convosco. Espero sempre fazer a diferença para melhor. E passo ao meu filho o mesmo.

1 comentário:

  1. É fantástico o trabalho da Catarina, é preciso mesmo posts como estes que divulguem o seu trabalho, deixo aqui o link de um post meu, onde também procurei divulgar o seu trabalho e conto a historia ( verdadeira ) de uma familia Siria.

    http://lifeloveandphotograph.blogspot.pt/2014/05/condicao-humana.html

    ResponderEliminar