03/09/2014

O MEDO DA ÁGUA QUE AFINAL NÃO ERA


O meu filho sempre adorou água. Anda na natação desde os 4 meses de idade. Desde muito pequeno que se habituou a ir ao mar. Com ondas, sem ondas, esteve sempre como peixe na água. Confiante e à vontade. Por isso achei estranho quando um dia chegámos à praia e ele não quis ir à água. Carregado com pranchas, fatos, baldes, regadores, pistolas de água e toda uma parafernália para quem vai viver na água durante 1 ano, viro-me para ele e pergunto-lhe "então filho, o que é que vai ser? começamos com a prancha de bodyboard?". Ao que ele me responde "não quero ir à agua"........ "Não queres o quê?" pergunto eu ainda a sorrir a achar que era uma piada. "Não quero ir à água, já disse" responde ele sem me olhar na cara. Fico em estado de choque enquanto o balde me cai de uma mão e a prancha me cai da outra. Não quer ir à água?! Espera aí. Vivemos praticamente em frente ao mar, temos mais equipamento aquático do que o filme Waterworld, pus o puto na natação desde bebé e ele agora diz-me que não quer ir à água?!

Alguma coisa não está bem. Então pensei "já sei. vou eu para dentro de água fingir que me estou a divertir à brava e ele vai ficar cheio de vontade de ir também". Durante 1 hora estive a fazer figura de parvo na praia a chapinhar, a saltar e a urrar sozinho à beira-mar com baldes do Faísca McQueen, pranchas, e mais não-sei-quê. Ele, sério e sereno, sentado na toalha a olhar para mim.

Saí da água e fui ter com ele. Perguntei-lhe "filho, porque é que não queres ir à água?". "Porque não" era a resposta dele. Sempre. Só assim. Porque não.

Durante os dias que se seguiram, simplesmente não queria entrar na água do mar e evitava-me quando lhe perguntava porquê. Desisti de insistir com ele para entrar. Mas queria saber o porquê da súbita fobia. Andei às voltas na cabeça a tentar perceber o que tinha acontecido. Teria sido alguma coisa que eu fiz? Não chegava a conclusão nenhuma. Perguntava-lhe e a resposta era sempre a mesma: "porque não quero". E depois desviava a conversa. Andei dias a fio a tentar descobrir. Até que um dia pensei que talvez não estivesse a fazer a pergunta certa. Então fiz-lhe a pergunta de modo a que ele não pudesse responder "porque não quero". Foi assim a conversa:

Eu_ "filho, posso falar contigo?"

Ele, já a adivinhar que eu ia bater na mesma tecla_ "não quero"

Eu_ "não queres ir à praia?"

Ele_ "não"

Eu_ "é porque não queres entrar no mar?"

Ele_ "sim. não quero"

Eu_ "então se não quiseres, não faz mal. só entras no mar quando quiseres, 'tá bem?"

Ele, já menos desconfiado_ "''tá. só na areia, 'tá bem?"

Eu_ "está bem. combinado. só na areia. se quiseres ir ao mar podes ir à vontade. mas se não quiseres, também não faz mal. combinado?"

Ele_ "combinado"

Eu_ "posso perguntar só uma coisa?"

Ele_ "sim"

Eu_ "o que achas que pode acontecer no mar se entrares?"

Ele_ "tubarões"

...........................

Tubarões. Claro. Porque é que eu não pensei nisso.

Duas lições a retirar da história:
  1. Para perceber as coisas do ponto de vista de um miúdo de 3 anos, é preciso pensar como um miúdo de 3 anos e ver o mundo através dos olhos deles.
  2. A t-shirt do Jaws talvez não tivesse sido boa ideia.

7 comentários:

  1. Ahahahhaah! Brilhante! Adorei a cena de estares enfiado na água, "a urrar sozinho com baldes do Faísca McQueen"... Ahahahahahah! Priceless!!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Quando era pequenat ive um sonho em que havia um tubarão, aquele gigante do Nemo na piscina da natação e então nunca mais quis entrar ali. Fases

    ResponderEliminar
  3. Nessa Praia há camaroes... Se calhar é isso ;)

    Ou muito me engano ou ontem estive nela..

    ResponderEliminar
  4. Welcome! E obrigada pela dica :))

    ResponderEliminar
  5. Eu dormia toda tapada com o edredon por cima da cabeça. Durante anos. Até que um dia parei e disse a mim própria: estás numa cama, num 6º andar, num prédio no meio da cidade. Atina, nenhum tubarão te vai morder :D E acabaram os calores imensos de dormir toda tapada. E sim, foi o Jaws o motivo da parvoíce :)

    ResponderEliminar
  6. O meu filho não queria ver o "MAX", desenho animado que adorava e eu não percebia porquê - Tinha o "Sombra" e durante uns tempos ele tinha pânico da própria "sombra".

    ResponderEliminar