02/02/2015

O COPO MEIO CHEIO {A OUTRA METADE ENTORNEI A TENTAR AGARRAR NO COPO COM O OMBRO DESLOCADO}


Quando uma pessoa faz 40 anos pensa "epá, 40 anos..." Mas depois os 40 anos não sentem a 40 anos. Na cabeça continuam a ser 20. E continuamos a fazer coisas como sempre fizemos, porque para nós não há idade para as fazer ou deixar de fazer. Isto tem consequências. Uma dessas consequências é a cara das pessoas quando lhes digo que desloquei o ombro a andar de skate.

- "Então, como é que fez isso?"

- "Foi a andar de skate."

Tenho recebido 3 tipos de resposta:

O silencioso: ".............silêncio............"

O paternalista: "Já não tem idade para essas coisas."

E o terceiro tipo de resposta é de quem me conhece e logicamente compreende que estas merdas acontecem independentemente da idade e me dão força e otimismo para a recuperação.

A verdade é que isto não tem a ver com a idade. E quando numa reunião de trabalho me perguntaram do braço e eu disse que tinha sido a andar de skate e ficou tudo com cara de quem acha que sou parvinho, fiquei com orgulho. De me ter magoado a fazer uma coisa que gosto juntamente com o meu filho. Antes isso do que ter um torcicolo por estar um fim-de-semana inteiro a ver TV no sofá.

Mas quando olho para trás, fico lixado com o que aconteceu. Fico com a sensação que podia ter evitado. E pior do que a dor tremenda que passei, pior do que a tortura que foi os ortopedistas meterem a merda do ombro no sítio outra vez, pior do que lavar os dentes ou limpar o rabo com a mão esquerda, pior do que isso tudo, é saber que o prognóstico de um ombro deslocado não é famoso. É imaginar que posso vir a ter dificuldades em surfar como deve ser, andar de skate sem medo de caír sobre o braço ou atirar uma bola ao meu cão. Ou pior, não poder pegar no meu filho ao colo com o braço direito sem medo. Não sei. Pode ser que esteja a ser dramático. Podia ter sido pior.

Para já, vou me concentrar na recuperação e imaginar que isto vai ficar comó aço. O sling já tirei e vou começar com a fisioterapia. Espera-me um longo caminho. Cheira-me que isto só vai estar capaz daqui a uns 6 meses no mínimo. Mas vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para estar a 100%.

Até lá, vou me divertindo a ver o meu filho a andar de skate e a mentalizar-me que isto é o "changing of the guard". A nova geração a substituir a velha. É que isto não tem a ver com idade, mas tem.

14 comentários:

  1. :) emocinante este relato... Eu quase senti a dor... :(
    De facto deslocar um ombro parece não ser coisa boa, e imaginar todas essas limitações não deve ser fácil... mas assim como se anda de skate aos 40, ou se começa a praticar ballet aos 36 (como eu! :D), há que pensar positivo... vai correr tudo bem! :)

    ResponderEliminar
  2. Podia dizer que vim comentar para desejar boa recuperação, mas a verdade é que adorei o vídeo :)

    ResponderEliminar
  3. Muito reforço muscular nos músculos à volta do ombro e paciência, muita paciência, e isso fica fino!
    Palavras de quem sabe. ;)
    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. As melhoras e sim! Reforço muscular.

    ResponderEliminar
  5. Boa recuperação, nem me passa pela cabeça que isso não fique como deve ser!
    E adorei o vídeo, o puto tem mesmo jeito! Fico com inveja boa, isto é, vontade de meter o meu filho em cima de um skate também mas depois lembro-me que nenhum dos pais pesca do assunto e acho melhor ficar sossegada :)

    ResponderEliminar
  6. Rápida recuperação! E que logo logo possas fazer o que mais gostas.
    E que se lixe a idade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado Cristina :)

      "... forever young, i wanna be forever young..."

      Eliminar
  7. Boa sorte na recuperação.
    Adorei o vídeo. O seu filho tem futuro como skater ;)

    ResponderEliminar